O PENSAMENTO E A LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE

Autores

Palavras-chave:

pensamento, linguagem, Sociedade imagética, educação física, esporte

Resumo

A tecnologia tem influenciado de forma exponencial a vida da sociedade moderna. As novas gerações têm se apropriado cada vez mais dos símbolos e imagens para pautarem a sua vida cotidiana. Essa forma de pensar, sentir e agir atinge todas as camadas da vida social e profissional, inclusive nas atividades físicas, corporais e esportivas, sejam elas educacionais, profissionais ou de participação/social. Com esses elementos em mente, os profissionais da educação física e do esporte precisam entender o funcionamento da sociedade midiática, da linguagem por meio dos símbolos visuais e da preocupação com a imagem, a fim de estruturarem suas práticas e atingirem os objetivos pedagógicos. A atenção deve ser em inserir essa característica da cultura, atualmente, nas aulas e treinamentos, mas sem deturpar os objetivos, conteúdos e metas que a prática de atividades físicas propõe. Para que as ações planejadas alcancem êxito, é necessário um preparo acadêmico-profissional por parte dos profissionais da área de educação física e esporte com relação ao pensamento e à linguagem e sua inserção social.

Biografia do Autor

Fabio Aires da Cunha, Unifieo

Doutorando em Psicologia Educacional pela Unifieo, Mestre em Ciências do Movimento pela Universidade Guarulhos (2003), Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Estratego (2022), Pós-graduado em Liderança em Desenvolvimento de Equipes pela Faculdade Focus (2021), Pós-graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas pela Pitágoras Sistema de Educação Superior (2013), Pós-graduado em Psicologia Esportiva pela Universidade Castelo Branco (2010), Pós-graduado em Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futebol e Futsal pela Universidade Gama Filho (2005) e Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (1995). Técnico de futebol, professor universitário, palestrante e escritor. Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em treinamento esportivo, treinamento de futebol, preparação física e gestão esportiva.

Heinrich Araujo Fonteles, Unifieo

Pós doutor em Formação docente pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), estudo sobre identidade do prof tutor na EAD, e Doutor em Comunicação e Semiótica PUC SP, com mestrado em Comunicação e novas mídias, Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Professor do curso de Pós graduação Mestrado e doutorado Psicologia em educação da UNIFIEO, com experiência na área de Educação, Formação de professores, Comunicação e mídia. Nos últimos anos tenho desenvolvido pesquisa acadêmica na área de comunicação Social, articulando principalmente os seguintes temas: Mídia, Cultura, Educação, Tics, Currículo, E-currículo, Mediação da imagem técnica, Processo de alfabetização digital e Gamificação. Membro do grupo de pesquisa:Grupo de Estudos Paulo Freire - UPM; ABPEducom ECA-USP, ex colaborador e membro voluntário da ONG ANDEA - Associação Nacional de Dificuldade de Ensino e Aprendizagem, entidade que atua na área da educação inclusiva.

Referências

AUSANI, Paulo César; ALVES, Marcos Alexandre. Gamificação e ensino: o jogo dialógico como estratégia didática ativa e inovadora. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, e139962736, 2020.

BORNHAUSEN, Diogo Andrade; SILVA, Tiago da Mota e. Gamificação como trabalho: adestramento e resistência na aplicação de videogames pedagógicos. Esferas, 13, p. 95-105, 2019.

CARVALHO, Maria Cecília M. de (org.). Metodologia Científica: Fundamentos e técnicas: Construindo o Saber. Campinas: Papirus, 2010.

DUARTE, Leonardo de Carvalho; NEIRA, Marcos Garcia. Currículo cultural da educação física: a produção de uma pedagogia engajada. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 8, p. 282-300, 2020.

FONTELES, Heinrich. A gamificação no processo de ensino e aprendizagem. Educomunicação e diversidade: tecendo saberes, São Paulo, ABPEedu, p. 201-222, 2016.

GONÇALVES, Caio Cezar Borges. O uso de aspectos da gamificação para o ensino dos esportes de invasão: uma experiência no ensino fundamental II. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

GRILLO, Rogério de Melo. Mediação semiótica e jogo na perspectiva histórico-cultural em educação física escolar. 2018. 356f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021 (Cap. 4, p. 79-118).

MENDES, Diego de Sousa; BETTI, Mauro. O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física. Revista Brasileira de Educação, v. 23, e230041, 2018.

OLIVEIRA, Nathalia Dória; SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira; SOUZA JUNIOR, Antonio Fernandes de; SILVA, Rayanne Medeiros da; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Linguagens e Educação Física na BNCC: uma análise a partir das habilidades prescritas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 43: e004421, 2021.

PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria (coord.). Educação física e a organização curricular: educação infantil e ensino fundamental. 2. ed. Londrina: Eduel, 2015. [livro eletrônico]

SANTOS, Barbara Cristina Aparecida dos; FUZII, Fábio Tomio. A educação física na área da linguagem: o impacto da BNCC no currículo escolar. Trabalho apresentado no V Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em diálogo. Comunicações Piracicaba, v. 26, n. 1, p. 327-347, jan./abr. 2019.

SANTOS, Enderson da Silva. Educação Física, Esporte e Mídia: a influência do discurso midiático dentro do Colégio Doutor Carlos Firpo. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

TINÔCO, Rafael de Gois; ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Concepção crítico-emancipatória e mídia-educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 42, e2068, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/rbce.42.2020.0037. Acesso em: 16 mar. 2024.

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Aires da Cunha, F., & Araujo Fonteles, H. (2023). O PENSAMENTO E A LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE. Unificando Saberes, 1(1), 31–40. Recuperado de https://revistas.unifieo.br/psicologia/article/view/1486