Autismo e ensino superior

Autores

  • Leia Marcia Arruda Thiele UNIFIEO

Resumo

O autismo é um transtorno neurocomportamental que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Apesar de ser comumente diagnosticado na infância, muitos indivíduos com autismo chegam à idade adulta sem o devido acompanhamento e suporte. Esse cenário apresenta desafios ainda maiores quando se trata de ingressar no ensino superior. A inclusão de pessoas com autismo no ensino superior é um tema cada vez mais relevante, já que o número de diagnósticos de autismo tem crescido significativamente nos últimos anos. Além disso, a inclusão educacional desses estudantes é fundamental para promover a igualdade de oportunidades e a diversidade no ambiente acadêmico, além de permitir que eles possam desenvolver seus talentos e habilidades. O objetivo deste estudo é analisar as condições de inclusão de estudantes com autismo no ensino superior, com o intuito de identificar as principais barreiras enfrentadas por esses estudantes e as políticas e estratégias que as instituições de ensino podem adotar para promover a inclusão educacional. Embora ingressem mais alunos com TEA, estes entram um atraso originado de dificuldades na educação básica, na falta de acessibilidade e na discriminação, por exemplo, fazendo com que seja necessária uma mudança institucional para que isso não se repita no Ensino Superior, criando um ambiente acolhedor e adequado às necessidades dessa população.

Referências

FREITAS, Maria Clara de; SANCHES, Poliana Fernandes Mesquita. INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Educere Et Educare, [s. l], v. 17, n. 43, p. 1-25, 2022.

LEONEL, Ana Paula da Silva et al. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDOS DE CASO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA NO PARANÁ. Revista Educere Et Educare, [s. l], v. 17, n. 43, p. 1-21, 2022.

NASCIMENTO, Sarah Maria Cabral; SILVA, Caio Livio Kador e; TEIXEIRA, Camila Silveira Silva. Formação em ensino superior e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão narrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S.L.], v. 15, n. 10, p. 1-7, 11 out. 2022.

SILVA, Maria Fernanda; MACHADO, Paulo Ricardo Gonçalves; COSTA, Ailton Barcelos da; GALVANI, Márcia Duarte. INCLUSÃO DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR. Educação e Linguagens: ensino, formação e discursos, [S.L.], p. 381-394, 30 dez. 2022.

SILVA NETO, José Antônio da et al. A PERCEPÇÃO DE INCLUSÃO POR ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR. 2022. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina, Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2022.

SILVA, Solange Cristina da; SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. ACESSIBILIDADE PARA GRADUANDOS/AS AUTISTAS: UM ‘CONSTRUIRCOM’. Conedu VIII Congresso Nacional de Educação, [s. l], p. 1-8, 2020.

SILVA, Solange Cristina da; SCHNEIDER, Daniela Ribeiro; KASZUBOWSKI, Erikson; NUERNBERG, Adriano Henrique. ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: analisando dados do inep. Psicologia Escolar e Educacional, [S.L.], v. 24, p. 1-9, 2020.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Arruda Thiele, L. M. (2023). Autismo e ensino superior. Unificando Saberes, 1(2), 20–31. Recuperado de https://revistas.unifieo.br/psicologia/article/view/1462