RATIO STUDIORUM: UM BREVE RETRATO.
Palavras-chave:
Ratio Studiorum, Jesuítas, História da Educação, Humanismo, História RenascentistaResumo
Nesse artigo serão apresentadas algumas das metodologias usadas dentro dos Colégios da Companhia de Jesus e a formação histórica de um documento que possibilitasse a orientação das atividades escolares - Ratio atque Intitutio Studiorum Societatis Iesu - desenvolvidas pela Ordem dos Jesuítas e que exerceu influências educacionais e culturais na Europa e além-mar durante os séculos XVI, XVII e XVIII. O artigo se empenha em expor historiografias de autores como Leonel Franca, Margarida Miranda e Teresa Maria Rodrigues da Fonseca Rosa, ponderando suas pesquisas e interpretando-as, com o objetivo de esclarecer a professores e historiadores as bases do sistema educacional jesuítico.
Referências
Constituições da Companhia de Jesus e Normas Complementares. 2004. Edições Loyola.
Franca, Pe. Leonel. 2019. O método pedagógico dos Jesuítas: O Ratio Studiorum. Kírion.
Freyre, Gilberto. 2006. Casa-Grande e Senzala. Global Editora.
Lippert, Pedro. 2021. Psicologia dos Jesuítas. Editora CDB.
Melo, Thalita dos Santos Banzatti de. 2020. Ratio Studiorum: Uma revisão bibliográfica. Revista Humanidades em Perspectiva; v. 2, n. 5.
Mesquida, Peri. 2013. Catequizadores de índios, educadores de colonos, Soldados de Cristo: formação de professores e ação pedagógica dos jesuítas no Brasil, à luz do Ratio Studiorum. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 48.
Miranda, Margarida. 1996. Uma ‘Paideia’ Humanística: A importância dos estudos literários na pedagogia jesuítica do séc. XVI. Humanitas – Vol. XLVIII.
Miranda, Margarida. 2001. Humanismo Jesuítico e Identidade da Europa uma ‘comunidade pedagógica europeia’. Humanitas – Vol. LIII.
Miranda, Margarida. 2006. A Ratio Studiorum e os Estudos Humanísticos III: Latim culto e Latim Bárbaro. Boletim de Estudos Clássicos - 45.
Miranda, Margarida. 2006. Teatralidade e Linguagem cénica no teatro jesuítico em Portugal (XVI). Humanitas 58.
Miranda, Margarida. 2011. A Ratio Studiorum e o desenvolvimento de uma cultura escolar na Europa Moderna. Humanitas 63.
Neto, Alexandre Shigunov; Maciel, Lizete Shizue Bomura; Lapolli, Edis Mafra. 2012. O Professor e as propostas educacionais do Ratio Studiorum. Educere. Articulos arbitrados.
Paiva, José Maria de. 2015. Estado e educação. A Companhia de Jesus: Brasil, 1549 -1600. Rev. Bras. hist. educ., Maringá – PR, v. 15, n. 2(38).
Puentes, Roberto Valdés. 2010. A instrumentalidade cultural da didática jesuítica: uma análise do Ratio Studiorum. Caderno de História da Educação – v. 9, n.2.
Rosa. Teresa Maria R. da F. 2015. Monumenta Histórica: O ensino e a Companhia de Jesus (século XVI a XVIII). Volume 1 (1540 – 1580). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Silva, Maria Beatriz Nizza da Silva. 2010. Bahia, a corte da América. Companhia Editora Nacional.
Storck, João Batista. 2016. Do Modus Parisiensis ao Ratio Studiorum: Os Jesuítas e a Educação humanista no início da Idade Moderna. Hist. Educ. [online] – Porto Alegre – v. 20, n. 48.