A Inteligência Artificial na Educação Sexual Infantil e Juvenil: Uma Análise Comparativa da Precisão, Sensibilidade e Adequação das Respostas de ChatGPT 4, Copilot e Gemini

Autores

  • IZAC LUIZ BRANDAO UNIFIEO OSASCO SP
  • Raphaella Alves Spellmeier UNIFIEO OSASCO

Palavras-chave:

Educação sexual, IA, pais, crianças, análise.

Resumo

A educação sexual é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas muitos pais enfrentam dificuldades para abordar o tema devido à falta de conhecimento ou tabus culturais. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) surge como uma alternativa para fornecer informações acessíveis, levantando a questão da compatibilidade dessas respostas com a literatura especializada.

Este estudo compara as respostas de três IAs – ChatGPT 4, Copilot e Gemini – a 120 perguntas do livro Corpo, Amor e Sexualidade de Charline Vermont, analisando sua adequação como fonte de apoio aos pais na educação sexual infantil e juvenil. As perguntas foram classificadas por faixas etárias (5 a 8 anos, 7 a 10 anos e acima de 10 anos), permitindo avaliar clareza, precisão e sensibilidade das respostas conforme o desenvolvimento infantil.

A pesquisa discute os desafios e implicações do uso dessas ferramentas tecnológicas, destacando a importância da supervisão parental e contribuindo para o debate sobre o papel das IAs na educação sexual.

Referências

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. 1905. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GONÇALVES, Emerson Campos e COITINHO, Juliana Barbosa. O ChatGPT sonha com ovelhas elétricas? Uma análise bakhtiniana da IA a partir de perguntas sobre educação e tendências pedagógicas, texto digital, Florianópolis v.19, n2 p. 4-30, 2023.

GOOGLE. Gemini AI: Modelo de inteligência artificial generativa. Disponível em: https://deepmind.google/gemini/. Acesso em: 10 janeiro de 2025.

JOYANES AGUILAR, Luis. Fundamentos de programação. Porto Alegre: AMGH, 2011.

LEE, Peter. A revolução da inteligência artificial na medicina. Porto Alegre: Artmed, 2024.

MICROSOFT. Copilot: Inteligência artificial assistiva para produtividade. Disponível em: https://www.microsoft.com/copilot. Acesso em: 02 dezembro de 2024.

MULLER, John Paul. Inteligência artificial para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

OPENAI. ChatGPT 4: Modelo de linguagem baseado em IA. Disponível em: https://openai.com/. Acesso em: 20 novembro de 2024.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.

VELOSO, Renato. Tecnologia da informação e da comunicação. São Paulo: Saraiva, 2011.

VERMONT, Charline. Corpo, amor e sexualidade: 120 perguntas que crianças e adolescentes fazem aos pais. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2 v.

WINNICOTT, Donald W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Tradução de Álvaro Cabral. Porto Alegre: Artmed, 1975.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

LUIZ BRANDAO, I., & Alves Spellmeier, R. (2024). A Inteligência Artificial na Educação Sexual Infantil e Juvenil: Uma Análise Comparativa da Precisão, Sensibilidade e Adequação das Respostas de ChatGPT 4, Copilot e Gemini. Unificando Saberes, 2(2), 11–19. Recuperado de https://revistas.unifieo.br/psicologia/article/view/1517

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.