A A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM:
ESTRATÉGIAS PARA APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Palavras-chave:
AprendizagemResumo
A aprendizagem por muito tempo esteve alicerçada aos fatores responsáveis que englobam a indisciplina e a família no ambiente escolar, dispensando qualquer tentativa de análise ampliada ao sujeito mediante a aprendizagem do mesmo. Carl Rogers em seus experimentos identificou dimensões que possibilita explicar as dificuldades dos alunos por eleger no cerne social elementos colaborativos, como o biológico, sociológico e o psicológico, possibilitando assim repensar uma pedagogia composta por estratégias ampliadas. A escola passou a ter relevância harmônica entre as partes, bem como o psicólogo escolar traz consigo a conversão para todos os envolvidos, sejam eles os gestores, professores e os próprios alunos, tendo uma dinâmica aceitável na comunidade escolar. O tema se justifica por apresentar a psicologia no ambiente escolar, mas abarca pilares constructo no ordenamento educacional envolvendo a aprendizagem dos educandos, visto que o profissional de psicologia tem um espaço fundamental neste ordenamento e compete alinhar artifícios psicológicos aos pedagógicos no desenvolvimento deste educando. O objetivo central deste estudo foi verificar de que forma a psicologia educacional poderá atuar no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo os laços entre a escola, comunidade, pais e os alunos. A metodologia escolhida para este estudo trata de uma pesquisa bibliográfica e de cunho acadêmico, pautado em autores disponibilizados em bancos de dados Google Acadêmico, Scielo e Pepsic, cujo período foi estipulado de 2000 até 2023, haja vista a presença dos materiais mais antigos de Carl Rogers que fortalece o entendimento. Foram utilizados também dados para uma análise qualitativa, principalmente os motivos que colaboram para o surgimento das dificuldades como resultado a deficiência na aprendizagem. Como resultado é possível compreender o papel do psicólogo escolar na visualização de novas estratégias, enxergando o aluno como um ser individual e dotado de especificidades, bem como uma preocupação na inserção de outras ciências como a medicina na elucidação dos elementos biológicos encontrados, fortalecendo condições no alcance do ensino – aprendizagem com qualidade na formação integral do sujeito.
Palavras-chave: Psicologia Educacional; Ensino e Aprendizagem; Psicologia e Dificuldades na Aprendizagem; Abordagem Centrada na Pessoa.
Referências
ALBUQUERQUE, Jéssica Andrade de; AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Psicologia escolar e relação família-escola: Um levantamento da literatura. Psico-Usf, v. 23, p. 307-318, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/JcrPZFsFbGymphzJ59tbHTF/?format=html&lang=pt#. Acesso em: 02 Set. 2023.
BARBOSA, Deborah Rosária. Contribuições para a construção da Historiografia da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão. v.32, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/cB6yXc4HxJhk4FH8YPrnrNM/#. Acesso em: 01 Set. 2023.
BARBOSA, Deborah Rosária. SOUZA, Marilene Proença Rebello. Psicologia Educacional ou Escolar? Eis a questão. Psicologia Escolar e Educacional. v.16, n.1, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/jQhnhsj8gZLFSXRPMTCh7mc/#. Acesso em: 01 Set. 2023.
BARBOSA, Rejane Maria; MARINHO, Clasy Maria Araujo. Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas. Estudos de psicologia (Campinas), v. 27, p. 393-402, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/HfFbGhyKP8vqpXtJFW9n9FP/#. Acesso em: 02 Set. 2023.
CASTRO, Cássia Cassimiro de Oliveira. Desafios Encontrados na Atuação do Psicólogo Escolar. Centro Universitário do Cerrado, 2017. Disponível em: https://www.unicerp.edu.br/ensino/cursos/psicologia/monografias/20172/DESAFIOSENCONTRADOSNAATUACAODOPSICOLOGOESCOLAR.pdf. Acesso em: 01 Set. 2023.
DIAS, Ana Cristina Garcia; PATIAS, Naiana Dapieve; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 105-111, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kFwV6k4ThTqNSNpp6NYmPft/. Acesso em: 02 Set. 2023.
DAROS, Michelli Aparecida. Assistência estudantil e a evasão escolar no IFSP: elementos para reflexão. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 32-43, 2015. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/792/728#. Acesso em: 03 Set. 2023.
FREDERICO NETO, Francisco. Et al. Dificuldade de aprendizagem no ensino fundamental e médio: a percepção de professores de sete escolas públicas de São Paulo – SP. Revista Psicopedagogia. v.32, n.97. São Paulo. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862015000100004. Acesso em: 02 Set. 2023.
GALVÃO, Jéssyca de Alcântara; SILVA, Viviane Santos da; PRADO, Carolina Conceição. A importância do Psicólogo Escolar na Comunidade Escolar: um estudo comparativo. Integración Académica en Psicología. v.7, n. 19. Brasília. 2019. Disponível em: https://integracion-academica.org/anteriores/29-volumen-7-numero-19-2019/225-a-importancia-do-psicologo-escolar-na-comunidade-escolar-um-estudo-comparativo. Acesso em: 03 Set. 2023.
JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Desafios da Psicologia Escolar e Educacional. Psicologia Escolar e Educacional. v.12, n.1, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/6mfnwPNRqhrDmnrzsfTkFgC/. Acesso em: 02 Set. 2023.
MOREIRA, Virginia. Revisitando as fases da abordagem centrada na pessoa. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, p. 537-544, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/Ls8wQg3NHdXzDxJ56Rw49qx/. Acesso em: 02 Set. 2023.
NEVES, Marisa Maria Brito as Justa; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. A questão das dificuldades de aprendizagem e o atendimento psicológico às queixas escolares. Aletheia, n. 24, p. 161-170, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1150/115013462015.pdf. Acesso em: 02 Set. 2023.
PETRONI, Ana Paula; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Psicologia Escolar: análise sobre dificuldades e superações no Brasil e Portugal. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 13-20, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/6pVv9gDQPnMpyzy4jtsZZGn/#. Acesso em: 02 Set. 2023.
PINHEIRO, Marlene Nogueira; BATISTA, Eraldo Carlos. O aluno no centro da aprendizagem: uma discussão a partir de Carl Rogers. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 70-85, 2018. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/770/647. Acesso em: 11 Set. 2023.
ROSA, Cleverson da; FURLAN, Fabiano. Dificuldades de aprendizagem. Monumenta-Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 3, n. 5, p. 42-73, 2022. Disponível em: https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/72/49. Acesso em: 02 Set. 2023.
ROGERS, C. R. Liberdade para aprender.4. ed. Belo Horizonte:Interlivros, 1977.
______. Terapia centrada no cliente: sua prática atual, implicações e teoria. Londres: Constable, 1951.
_____. Uma teoria da terapia, personalidade e relacionamentos interpessoais como desenvolvida no enquadramento centrado no cliente. In: KOCH, S. (ed.). Psicologia: um estudo de uma ciência. Formulações da Pessoa e do Contexto Social, v. 3. New York: McGrawHill, 1959.
______. Liberdade de aprender em nossa década. 1986. 2. ed Porto Alegre: Artes Médicas.
SILVA, Maria Regina da. et al. O papel do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem. Cuadernos de Educación y Desarrollo, n. 65, 2015. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2015/11/psicopedagogia.zip. Acesso em: 03 Set. 2023.
SALVARI, Lúcia de Fátima Carvalho; DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Os problemas de aprendizagem e o papel da família: uma análise a partir da clínica. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 23, p. 251-259, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/qSGrfswvPqD6DWCs53xhg5M/?lang=pt. Acesso em: 03 Set. 2023.