ABORDAGEM EM SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Raphaela Spellmeier Centro Universitário Fieo

Palavras-chave:

Formação, Sexualidade Humana, Pedagogia

Resumo

A sexualidade é uma dimensão fundamental da vida humana, que envolve sensações corporais, experiências subjetivas e questões emocionais. Contudo, sua abordagem no contexto educacional permanece um tema delicado e insuficientemente explorado, em grande parte devido a crenças, tabus e desconforto social. A ausência de discussões abertas sobre sexualidade tanto no ambiente familiar quanto nas instituições de ensino leva muitos jovens a buscarem informações por conta própria, muitas vezes por meio de fontes inadequadas, como a pornografia. Esse comportamento pode resultar em efeitos negativos, como problemas de saúde mental, perpetuação do sexismo e aumento da violência sexual. Nesse cenário, a escola tem um papel fundamental na educação sexual e na prevenção de abusos infantis. No entanto, a falta de preparo dos profissionais da pedagogia para abordar o tema representa um desafio significativo. Este artigo propõe-se a analisar os currículos de formação de pedagogos para investigar as razões pelas quais a sexualidade humana é raramente discutida em sala de aula. Considerando que a sexualidade está profundamente ligada a afetos, proximidade física e carinho, além de ser influenciada por fatores biológicos, psicológicos, sociais e éticos, a educação sexual precisa ir além da ênfase na genitalidade, incorporando aspectos como saúde, bem-estar e respeito aos direitos humanos. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais tratem a orientação sexual como um tema transversal, ainda há lacunas na maneira como esse conteúdo é abordado nas escolas. Promover uma educação sexual adequada, fundamentada no respeito mútuo, no consentimento informado e na valorização da diversidade, é essencial. A análise da formação pedagógica pode fornecer insights sobre as razões que contribuem para a ausência dessas discussões no ambiente escolar.

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Publicado

30-06-2024

Como Citar

Spellmeier, R. (2024). ABORDAGEM EM SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Unificando Saberes, 2(1), 02–13. Recuperado de https://revistas.unifieo.br/psicologia/article/view/1505

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