Multiculturalismo Emancipatório, igualdade e tolerância

Autores

  • Margareth Leister
  • Marilu Dicher

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v13i1.808

Resumo

O presente artigo tem por escopo tratar da existência diatômica entre igualdade e diversidade como características do ser humano transpostas à formação das múltiplas formas socioculturais. Propõem-se, também, analisar os temas globalização, multiculturalismo e multiculturalismo emancipatório e sua influência sobre o processo de crise paradigmática da atualidade e, ao final, apontar a importância da tolerância como reconhecimento do direito à diversidade individual e cultural para a efetivação dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Margareth Leister

Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Professora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais no Centro Universitário UNIFIEO. Coordenadora do GESTI – Grupo de Estudos de Sistemas e Tribunais Internacionais.

Marilu Dicher

Mestre em Direitos Fundamentais pelo Centro Universitário UNIFIEO. Pesquisador do GESTI – Grupo de Estudos de Sistemas e Tribunais Internacionais, do Centro Universitário UNIFIEO.

Downloads

Publicado

2013-08-28

Como Citar

Leister, M., & Dicher, M. (2013). Multiculturalismo Emancipatório, igualdade e tolerância. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 13(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v13i1.808

Edição

Seção

Doutrina Nacional