LIÇÕES PRELIMINARES PARA UMA PERSPECTIVA ALTERNATIVA DE CIDADANIA

Autores

  • Mazukyevicz Ramon Santos do Nascimento Silva

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v13i2.763

Palavras-chave:

Cidadania, Direitos Humanos, Teoria Crítica

Resumo

O artigo em questão é parte integrante da pesquisa intitulada “A dimensão cultural da educação em prisões”, realizada em nível de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Paraíba. Utiliza de uma abordagem metodológica dialética, com base na teoria crítica, com a finalidade de investigar uma concepção alternativa de cidadania em oposição ao paradigma liberal predominante. Analisando seu objeto a partir da tese dos frankfurteanos Adorno e Horkheimer e das idéias marxistas que apontam o caráter limitado da cidadania liberal, o presente texto pretende demonstrar que, se por um lado o modelo de cidadania liberal é positivo na medida em que expande o alcance dos direitos de liberdade, por outro, não se revela como suficiente para a emancipação humana, por estimular a competição entre os homens.

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Publicado

2013-10-03

Como Citar

Santos do Nascimento Silva, M. R. (2013). LIÇÕES PRELIMINARES PARA UMA PERSPECTIVA ALTERNATIVA DE CIDADANIA. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 13(2). https://doi.org/10.36751/rdh.v13i2.763

Edição

Seção

Doutrina Nacional