A exigência de proporcionalidade no controle abstrato de normas brasileiro

Autores

  • Elival da Silva Ramos

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v10i1.423

Palavras-chave:

Vício de Inconstitucionalidade de controle de constitucionalidade. Proporcionalidade. Razoabilidade. Discricionarieda de Legislativa. Supremo Tribunal Federal.

Resumo

O controle de proporcionalidade dos atos legislativos, máxime em matéria de direitos fundamentais, vem assumindo importância crescente na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Neste artigo, pretende-se contribuir para o adensamento teórico em torno da matéria, demonstrando a parcial coincidência entre os postulados normativos da proporcionalidade e da razoabilidade e apontando-se para categoria doutrinária que os substituiria com vantagem: a inconstitucionalidade finalística. Esta é concebida como uma quarta modalidade de vício de inconstitucionalidade, que se agregaria aos vícios formal, material e orgânico, tornando mais consistente e efetiva a atuação dos órgãos de controle.

Downloads

Publicado

2010-09-03

Como Citar

Ramos, E. da S. (2010). A exigência de proporcionalidade no controle abstrato de normas brasileiro. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 10(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v10i1.423

Edição

Seção

Doutrina Nacional