A educação inclusiva na Constituição Federal de 1988

Autores

  • Márcia Cristina de Souza Alvim

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v8i1.183

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer à reflexão o tema da educação inclusiva. Inicialmente, procuramos esclarecer o que se entende por educação, com base no artigo 205 da Constituição Federal. Discorremos a seguir sobre o conceito de educação, atrelado à ética e à cidadania. Passamos a dissertar, especificamente, sobre o que se entende por educação inclusiva e seu histórico. Tratamos da legislação sobre educação especial e seus reflexos na educação brasileira, eminentemente à Constituição Federal, mas também à legislação infraconstitucional, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Debatemos, afinal, a educação inclusiva e o princípio da igualdade.

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Publicado

2008-06-09

Como Citar

Alvim, M. C. de S. (2008). A educação inclusiva na Constituição Federal de 1988. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 8(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v8i1.183

Edição

Seção

Doutrina Nacional