CONSTITUIÇÃO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cândice Lisbôa Alves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v19i2.1235

Palavras-chave:

Direitos humanos, educação em direitos humanos, direitos fundamentais

Resumo

O presente artigo aborda a educação em direitos humanos como mecanismo de superação de vulnerabilidades sociais. Parte-se da hipótese de trabalho de que a população pobre não tem acesso ao Direito e seus benefícios, em sendo assim a educação em direitos humanos se mostra como alternativa para buscar a modificação do contexto de exclusão. Para tanto analisa-se um projeto de ensino em direito para crianças no ensino fundamental da rede pública. Emprega-se a relação entre Direito e Literatura como metodologia do projeto. Conclui-se pela adequação do método para o objetivo pretendido pelo projeto.

Biografia do Autor

Cândice Lisbôa Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia Professora de Direito Constitucional da graduação e mestrado em Direito

Referências

ALVES, Rubens. Conversa com quem gosta de ensinar. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 1981.

BAUMAN, Zygmunt. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de Educação em Direitos Humanos - Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais – Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

CÂNDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. CANDIDO, Antonio et al. Direitos humanos e literatura. Direitos humanos e... São Paulo: Brasiliense, p. 107-126, 1989.

CÂNDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004, p. 169-191

CÁRCOVA, Carlos María. A opacidade do direito. São Paulo: Ltr, 1998.

CÁRCOVA, Carlos María. Sobre la comprensión del derecho. In: CÁRCOVA, Carlos María. Materiales para una Teoría Critica del Derecho. Buenos Aires: Ediciones Abeledo Perrot, 1991, p. 77-86.

CARVALHO NETTO, Menelick de; SCOTTI, Guilherme. Os direitos fundamentais e a (in)certeza do Direito: a produtividade das tensões principiológicas e a superação do sistema das regras. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. 2.ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2003.

GARGARELLA, Roberto. La «sala de máquinas» de las constituciones Latino-americanas Entre lo viejo y lo nuevo. Nueva Sociedad, n. 257, julio-agosto de 2015, p. 96-106.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017

SANTOS, Boaventura de Souza. Poderá o direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, n.65, maio de 2003, p. 3-76.

VIEIRA, Oscar Vilhena. A desigualdade e a subversão do Estado de Direito. In; SARMENTO, Daniel; IKAWA, Daniela; PIOVESAN, Flávia (orgs). Igualdade, diferença e direitos humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 191-215

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Alves, C. L. (2020). CONSTITUIÇÃO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 19(2). https://doi.org/10.36751/rdh.v19i2.1235

Edição

Seção

Direitos Humanos em sua Dimensão Material