DIREITOS DAS MINORIAS E A EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Autores

  • Eduardo Cambi Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
  • Camila Christiane Rocha Nicolau Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v18i1.1229

Palavras-chave:

Princípio da igualdade, Efetividade, Constituição Federal, Direitos Fundamentais, Direito das Minorias.

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar como é tênue e sensível a linha que separa a efetividade da inefetividade do princípio da igualdade no Brasil após três décadas da promulgação da Constituição Federal. Com o objetivo de refletir sobre a aplicação prática desse princípio, utilizou-se o método de estudo bibliográfico sobre a igualdade e os direitos das minorias, em especial negros e homossexuais. Por meio de uma abordagem a respeito da discriminação racional, o fator discriminatório entra em contraste com a intolerância sem fundamentos acarretando a estigmatização das minorias. Nessa pesquisa, restou sedimentada a necessária mudança social, por meio de uma democracia sólida, para dirimir os preconceitos enraizados culturalmente. Questionou-se, pois, se o princípio da igualdade tem sido efetivamente respeitado, se o ordenamento jurídico brasileiro consegue extrair do seu núcleo axiológico a melhor e mais extensa proteção a todos os cidadãos brasileiros, bem como se, diante da omissão do Poder Legislativo, como deve ser tutelado os direitos dos grupos minoritários. Tais questões são debatidas analisando algumas legislações e decisões do Supremo Tribunal Federal no seu papel contramajoritário de garantir os direitos fundamentais para esses grupos nos casos de legislação omissa.

Biografia do Autor

Eduardo Cambi, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Pavia (Itália). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Paranaense (UNIPAR). Promotor de Justiça no Paraná. Assessor da Procuradoria-Geral de Justiça. Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Paraná.

Camila Christiane Rocha Nicolau, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE-PR). Mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Advogada.

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2ª ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

ALVES, Fernando de Brito. Constituição e Participação Popular: a construção histórico-discursiva do conteúdo jurídico-político da democracia como direito fundamental. Curitiba: Juruá, 2013.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevir, 2004.

BONAVIDES, Paulo; ANDRADE, Paes de. História Constitucional do Brasil. Portugal: Universidade Portucalense, [entre 1989 e 1991].

CAMBI, Eduardo. Neoconstitucionalismo e neoprocessualismo: direitos fundamentais, políticas públicas e protagonismo judiciário. São Paulo: Almedina, 2016.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7ª ed. Coimbra: Almedina, 1941.

CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar F.; SARLET, Ingo W.; STRECK, Lênio L. (Coords.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

FERREIRA, Ana Elisabete. A vulnerabilidade humana e a pessoa para o direito. Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa. ano 2014. Disponível em: <http://www.cidp.pt/publicacoes/revistas/ridb/2014/02/2014_02_01023_01053.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.

GARCIA, Maria da Glória F. P. D. Estudos sobre o princípio da igualdade. Coimbra: Almedina, 2005.

MARQUES, Claudia Lima; MIRAGEM, Bruno. O novo direito privado e a proteção dos vulneráveis. São Paulo: RT, 2012.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

REALE, Miguel. Direito Natural/Direito Positivo. São Paulo: Saraiva, 1984.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12ª ed. rev. atua. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

Cambi, E., & Nicolau, C. C. R. (2019). DIREITOS DAS MINORIAS E A EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 18(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v18i1.1229

Edição

Seção

Políticas Públicas em Direitos Fundamentais