A EDUCAÇÃO COMO COMPONENTE ESSENCIAL DA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA

Autores

  • Karyna Batista Sposato Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Paula Motta Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Êmille Laís de Oliveira Matos

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v20i1.1220

Palavras-chave:

Direito à educação. Medidas Socioeducativas. Privação de Liberdade. Responsabilidade penal especial.

Resumo

O presente trabalho discute a educação de adolescentes em conflito com a lei, privados de liberdade no marco da doutrina da proteção integral, como componente essencial da intervenção socioeducativa. Tem-se como objetivo evidenciar a importância da educação durante a execução da medida socioeducativa de internação, considerando o caráter pedagógico de tais medidas. Para tanto, necessário se faz discutir a natureza sócio-pedagógica da responsabilidade atribuída ao adolescente autor de ato infracional ao tempo em que uma política educacional para o sistema socioeducativo se mostra como um dos elementos centrais de diferenciação entre o controle penal punitivo exercido sobre adolescentes e aquele que se destina a adultos.

Referências

ALMEIDA, Bruna C. Monteiro de. Medidas socioeducativas: educação com qualidade. In: HAMOY, Ana Celina Bentes. Direitos humanos e medidas socioeducativas: uma abordagem jurídico-social. Belém: Movimento República de Emaús; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-EMAÚS), 2007, p. 208.

BARATTA, Alessandro. Infância e Democracia. In. Infância, lei e democracia na América Latina: análise crítica do panorama legislativo no marco da Convenção Internacional dos Direitos da Criança (1990-1998). Tradução de: Eliete Ávila Wolff. – Blumenau : EDIFURB, 2001, p. 59.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Lex: Vade Mecum Universitário de Direito. Organização Anne Joyce Angher. 11.ed. São Paulo: Rideel, 2012.

______. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Sinase, regulamenta a execução da medida socioeducativa e altera algumas leis. Disponível em: . Acesso em: 19 de nov. de 2017.

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Lex: Vade Mecum Universitário de Direito. Organização Anne Joyce Angher. 11.ed. São Paulo: Rideel, 2012.

______. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso: 01 de dez. 2017.

COSTA, Ana Paula Motta Costa. As garantias processuais e o direito penal juvenil: como limite na aplicação da medida socioeducativa de internação. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2005.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Pedagogia e Justiça. IN: Infância, lei e democracia na América Latina: análise crítica do panorama legislativo no marco da Convenção Internacional dos Direitos da Criança (1990-1998). Vol. 1.Tradução de: Eliete Ávila Wolff. – Blumenau: EDIFURB, 2001.

____________________________. Os regimes de atendimento no estatuto da criança e do adolescente – perspectivas e desafios. Brasília: Presidência da República/SDH/Subsecretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2004.

_____________________________. Natureza e Essência de Ação Socioeducativa. Belo Horizonte, 2006. In: ILANUD; ABMP; SEDH; UNFA (orgs.). Justiça Adolescente e Ato Infracional: socioeducação e resposabilização. São Paulo: ILANUD, 2006.

_______. In: CURY, Munir e outros (org.). Estatuto da criança e do adolescente comentado – comentários jurídicos e sociais. 10 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

ELIAS, João Roberto. Comentários ao estatuto da criança e do adolescente: (lei 8.069 de 13 de julho de 1990). 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

FRASSETO, Flávio Américo. “Primeiro não fazer o mal”: pauta mínima para um programa de internação. In: HAMOY, Ana Celina Bentes (org). Direitos Humanos e Medida Socioeducativas Uma Abordagem Jurídico Social. 1.ed. Belém: Movimento República de Emaús; Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, 2007.

FORTUNATO, Marisa. Medidas socioeducativas e educação: uma relação difícil, mas possível. Disponível em: <http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/artigos/388 medidas-socioeducativas-e-educacao-uma-relacao-dificil-mas-possivel> Acesso em: 02 de dez. 2017.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. Ação socioeducativa: desafios e tensões da teoria e da prática. IN: LIBERATI, Wilson Donizeti. Gestão da política de direitos do adolescente em conflito com a lei. São Paulo: Letras Jurídicas, 2012.

ISHIDA, Valter Kenji. Estatuto da criança e do adolescente: doutrina e jurisprudência. ed. 13. São Paulo: Atlas, 2011.

LIBERATI , Wilson Donizeti. Direito da criança e do adolescente. 5.ed. São Paulo: Rideel, 2011.

______. Adolescente e ato infracional: medida socioeducativa é pena?. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.

MENDEZ, Emílio Garcia. Das necessidades aos direitos. São Paulo: Malheiros, 1994.

______.In: CURY, Munir e outros (org.). Estatuto da criança e do adolescente comentado – comentários jurídicos e sociais. 10 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.

_______. Adolescentes e responsabilidade penal: um debate latino americano. Disponível em: <http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id114.htm>. Acesso em 12 de nov. de 2017.

ONU. Regras das nações unidas para proteção de jovens privados de liberdade. O oitavo Congresso das Nações Unidas sobre prevenção do delito e do tratamento do delinquente. 1990 a.

_______. Diretrizes das Nações Unidas para a Prevenção da Delinquência Juvenil (Diretrizes de RIAD). O oitavo Congresso das Nações Unidas sobre prevenção do delito e do tratamento do delinquente. 1990 b.

SANTOS, Adriana Caetana; PIONÓRIO Vivian Maria; SPOSATO, Karyna Batista. Medida socioeducativa privativa de liberdade e direitos humanos: um olhar sobre a execução em Sergipe. In: MARQUES, Verônica Texeira; SILVA, Waldimeiry Correa da. Política públicas de proteção aos direitos humanos: educação e segurança pública. Fortaleza, Edições UFS, 2014.

SARAIVA, João Batista da Costa. Adolescente e ato infracional – Garantias processuais e medidas socioeducativas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.

_______. Medida socioeducativa e Adolescente em conflito com a lei. Disponível em: < http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id168.htm>. Acesso em: 06 de dez. de 2017.

SILVA, Maria Liduina de Oliveira e. O estatuto da criança e do adolescente e o código de menores. In: Serviço social e sociedade: crianças e adolescentes. São Paulo: Cortez, n. 83, 2005.

SPOSATO, Karyna Batista (org.). Guia teórico e prático de medidas socioeducativas. Brasil: ILANUD, 2004.

______. O direito penal juvenil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

______; COSTA, Cândida da. Instrumentos legais e normativos do SINASE. IN: SPOSATO, Karyna Batista; PEDROSO, Marcel. Matriz de Formação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE. Brasília: SPDCA,- SDH / Presidência da República, 2014.

______; MATOS, Êmille Laís de Oliveira. Pautas para um estudo crítico acerca da aplicabilidade da educação de jovens e adultos com adolescentes privados de liberdade. In: VIII Encontro Nacional da ANDHEP: Políticas Públicas para a Segurança Pública e Direitos Humanos. São Paulo: Faculdade de Direito da USP, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Sposato, K. B., Costa, A. P. M., & Matos, Êmille L. de O. (2021). A EDUCAÇÃO COMO COMPONENTE ESSENCIAL DA INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 20(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v20i1.1220

Edição

Seção

Doutrina Nacional