Metáforas da América Latina sobre reinserção social e reincidência criminal: o caso Bruno como demonstração da cultura de estigmatização e eliminação do outro.

Autores

  • Valtecino Eufrásio Leal Centro Universitário de Anápolis

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v18i1.1205

Palavras-chave:

Pena. Presídios. Ressocialização. Reintegração social.

Resumo

Objetiva este artigo, empreender uma análise do caso Bruno, o ex-atleta de futebol, condenado por homicídio doloso e em situação de cumprimento de pena no Brasil. Na pesquisa de cunho compilativo de dados bibliográficos e eletrônicos, pretende-se deduzir, induzir e demonstrar que no país, a exemplo do que ocorre em várias nações latino-americanas, o sistema prisional apresenta contornos paradoxais e que, seguramente, indicam o fracasso desse modelo que prevê ressocialização legalmente, mas longe da aplicação mínima dos preceitos de justiça, deixa de dar eficácia às ações e políticas públicas adequadas, estas, ao encargo dos muitos agentes que atuam na segurança pública, na fase de execução da pena e após a liberdade. Assim, entes estatais, sociedades, instituições e agentes de poder, de fato, mobilizam-se e atuam, mas o fazem em situação de precarização, sem proporcionar reintegração social às pessoas que submetem ao sistema prisional, tornando essa temática uma falácia ideológica e ao final, os resultados tornam-se injustos e inadequados para todos.

Biografia do Autor

Valtecino Eufrásio Leal, Centro Universitário de Anápolis

Doutor em Direito pela Fadisp. Professor universitário. Servidor Público Federal e Pesquisador.

Referências

ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Trad. Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 1993.

BALZAC, Honoré de. O pai Goriot. Trad. de Rosa Freire D'Aguiar. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.

BAUMAN, Zygmunt; Donskis, Leonidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação histórica dos direitos humanos. Saraiva: São Paulo. 4ª. Edição, 2005.

______. Ética, direito, moral e religião no mundo moderno. Companhia das Letras: São Paulo, 2006.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Recordações da casa dos mortos. São Paulo: Nova Alexandria. 2006.

ESTEBAN, Fernando; ALÓS, Ramon; JÓDAR, Pere; MIGUÉLEZ, Fausto. La inserción laboral de ex reclusos. Uma aproximación cualitativa. Revista Española de investiciones sociológicas, n. 145, enero-marzo, 2014, pp. 181-204. Centro de investigaciónes sociológicas. Madrid, Espanha. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=99734671008>. Acesso em 26 nov.2017.

GOFFMAN, E. Manicômios, Prisões e Conventos. 2. Ed. São Paulo: Perspectiva AS, 1987.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. de José Pinto Ribeiro. Porto: Edições 70, 1980.

MOLINA, Manuel Díaz. Situación del sistema carcelario de Uruguay. Un desafío constante. In La reinserción y rehabilitación social em la cárcel Uruguay. Universidad de la Empresa, 2013. Disponível em . Acesso em 17 nov.2017.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. Um livro para espíritos livres. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

OEA. Reduciendo la reincidencia delictiva. Metodología estandarizada para el monitoreo y la evaluación de proyectos y programas de reintegración social orientados a la diminución de la reincidencia delictiva. 2012. Disponível em: <https://www.oas.org/dsp/documentos/dps_ metodologiamonitoreo_evaluacion-f.pdf>. Acesso em 25 nov.2017.

PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos. O princípio da dignidade da pessoa humana e a Constituição de 1988, 2004.

PLATÃO. A república. Trad. de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2001.

RANGEL, Hugo. Educación contra Corriente em las Cárceles Latinoamericanas: la enseñanza vs el castigo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan.mar. 2013. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade>. Acesso em 16 nov.2017.

SANDEL, Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Trad. Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. São Paulo: Civilização brasileira, 2013.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ZAFFARONI, Eugênio Raúl. Política criminal latinoamericana. Buenos Aires: Hammurabi, 1982.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

Leal, V. E. (2019). Metáforas da América Latina sobre reinserção social e reincidência criminal: o caso Bruno como demonstração da cultura de estigmatização e eliminação do outro. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 18(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v18i1.1205

Edição

Seção

Doutrina Nacional