“ACABOU A BRINCADEIRA DALI EM DIANTE”: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA A POLÍTICA PÚBLICA DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Autores

  • Noêmia Soares Barbosa Leal Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria Elizete Guimarães Carvalho Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v17i1.1138

Palavras-chave:

Política Pública, Acolhimento Institucional, Educação em Direitos Humanos.

Resumo

Sob a perspectiva do acolhimento institucional para crianças e adolescentes como política pública, este artigo objetiva tratar da potencialidade educativa e da aplicabilidade dos direitos humanos que podem ser desenvolvidas nesse espaço, a fim de contribuir para a emancipação dos sujeitos. Foram utilizadas fontes escritas e orais com fundamento nos procedimentos da História Oral. Dentre as conclusões, aponta-se que quando revestida por uma intencionalidade pedagógica e crítica, a experiência do acolhimento contribui como referencial positivo na vida de crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Noêmia Soares Barbosa Leal, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Psicologia Social, vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Estudos Sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Graduada em Psicóloga.

Maria Elizete Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Direito pela Universidade Potiguar, Especialização em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialização em Administração Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Pós-Doutora em Política Educativa, com fulcro em Educação e Direitos Humanos pela Universidade do Minho/PT. Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba e credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UFPB e de Pós-Graduação em Direitos Humanos, PPGDH/UFPB.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. 1990.

______. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. 2013.

______. DOU. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais para Serviços da Proteção Social Especial em Alta Complexidade. Diário Oficial da União. 2009.

______. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH. Brasília: SEDH-MEC/MJ/UNESCO, 2007.

_______. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Assistência Social - CONANDA/CNAS. Orientações técnicas para os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Brasília: 2008.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Senado Federal. Brasília: 1996.

_______. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária - Resolução conjunta CONANDA / CNAS nº 01/2006, 2006.

_______. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) / Secretaria Especial

dos Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília: SEDH/PR, 2010.

CAMPOS, H.; SOUSA, D.; SOUSA, N. O adolescente em conflito com a lei no Brasil. In: ARMENTA. M. F.; CORRAL-VERDUGO, V. (Orgs.). Delincuencia juvenil. Aspectos sociales, jurídicos y psicológicos. Sonora: Universidade de Sonora, p. 85-99, 2004.

CANDAU, V. M. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (Orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Ed. Universitária, p. 399-412, 2007.

CARBONARI, P. C. Por que educação em direitos humanos? Bases para a ação político pedagógica. In: RODINO, A. M. et al. (Orgs.). Cultura e educação em direitos humanos na América Latina. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, p. 165-180, 2014.

CARVALHO, M. E. G. Direitos Humanos e Educação: a formação docente como um direito. In: FLORES, E. C.; FERREIRA, L. de F. G; BARBOSA e MELO, V. de L. (Orgs.). Educação em direitos humanos & educação para os direitos humanos. João Pessoa: Ed. Da UFPB, p.173-202, 2014.

CARVALHO, M. E. G.; ESTÊVÃO, C. A. V. Pedagogia crítica e Direitos Humanos: fundamentos para uma proposta pedagógico-crítica em Direitos Humanos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 405-432, jul./set. 2013.

COLABORADOR A. Entrevista sobre as memórias da experiência em acolhimento institucional, a preparação para o desligamento por maioridade e a contribuição para a formação de sujeitos de direitos. João Pessoa, 2016.

COLABORADORA B. Entrevista sobre as memórias da experiência em acolhimento institucional, a preparação para o desligamento por maioridade e a contribuição para a formação de sujeitos de direitos. João Pessoa, 2016.

COLABORADORA C. Entrevista sobre as memórias da experiência em acolhimento institucional, a preparação para o desligamento por maioridade e a contribuição para a formação de sujeitos de direitos. João Pessoa, 2016.

COLABORADOR D. Entrevista sobre as memórias da experiência em acolhimento institucional, a preparação para o desligamento por maioridade e a contribuição para a formação de sujeitos de direitos. João Pessoa, 2016.

COLABORADORA E. Entrevista sobre as memórias da experiência em acolhimento institucional, a preparação para o desligamento por maioridade e a contribuição para a formação de sujeitos de direitos. João Pessoa, 2016.

COLABORADOR F. Entrevista sobre as memórias da experiência em acolhimento institucional, a preparação para o desligamento por maioridade e a contribuição para a formação de sujeitos de direitos. João Pessoa, 2016.

FRANCISCO, J. C.; ONOFRE, E. M. C. Educação não escolar na Fundação Casa - SP: jovens em situação de privação de liberdade e construção de projetos de vida. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n 66, p. 267-277, 2015.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira S.A, 1967.

_________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GARCIA, M. A. Constituição histórica dos direitos da criança e do adolescente: do abrigo ao acolhimento institucional. Florianópolis: UFSC, 2009.

GULASSA, M. L. C. (Coord.). Imaginar para encontrar a realidade: reflexões e propostas para trabalho com jovens nos abrigos. 1. ed. São Paulo: Associação Fazendo História - NECA - Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2010.

IZAR, J. G. A práxis pedagógica em abrigos. São Paulo: USP, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30082011-161330/en.php. Acesso em 14 fev. 2015.

_________. O projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes. Congresso Internacional em Pedagogia Social, 2012. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fwPYKwFmqpsJ:www.proceedings.scielo.br/scielo.php%3Fpid%3DMSC0000000092012000100041%26script%3Dsci_arttext+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 20 mai. 2016.

JANCZURA, R. Abrigos para adolescentes: lugar social de proteção e construção de sujeitos? Revista Virtual Textos e Contextos, n. 4, p. 1-19, 2005.

KOHAN, W. Infância entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

NEVES, M. E. R.; RAMOS, D. A. X.; SILVA, J. dos S. As ações desenvolvidas nos abrigos de João Pessoa/PB: atividades e resultados. In: ALMEIDA, B. de L. F. de et al. (Orgs.). Realidade dos abrigos para crianças e adolescentes de JP/PB: desafios e perspectivas. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB, p. 176-209, 2007.

PILOTTI, F.; RIZZINI, I. (Orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RIZZINI, I. O elogio do cientifico: a construção do menor na pratica Jurídica: In: RIZZINI, I. A criança no Brasil hoje. RJ: Univ. Santa Úrsula, 1993.

SANTANA, D. R. Infância e educação: a histórica construção do direito das crianças. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n 60, p. 230-245, 2014.

SILVA, R. Os Filhos do governo: a formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas. São Paulo: Ática, 1997.

SILVA, M. E. S. da. Acolhimento institucional: a maioridade e o desligamento. Natal: UFRN, 2010.

SILVEIRA, R. M. G. Educação em direitos humanos e currículo. In: FLORES, E. C.; FERREIRA, L. de F. G; BARBOSA e MELO, V. de L. (Orgs.). Educação em direitos humanos & educação para os direitos humanos. João Pessoa: Ed. Da UFPB, p.77-92, 2014.

SIQUEIRA, A.; DELL’AGLIO, D. O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: uma revisão de literatura. Psicologia & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 71-80, 2006.

VÁZQUEZ, D.; DELAPLACE, D. Políticas Públicas na perspectiva de Direitos Humanos: um campo em construção. Revista SUR, v. 8, n. 14, p. 35-65, 2011.

VIEIRA, P. C. S. da R. Condições sociais do adolescente em processo de desligamento em instituições de acolhimento. Brasília: UnB, 2011.

ZENAIDE, M. de N. T.; SILVA, M. S. M. do M. Os fundamentos e as regras essenciais da pesquisa científica em educação em direitos humanos. In: FLORES, E. C.; FERREIRA, L. de F. G; BARBOSA e MELO, V. de L. (Orgs.). Educação em direitos humanos & educação para os direitos humanos. João Pessoa: Ed. Da UFPB, p.77-92, 2014.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Leal, N. S. B., & Guimarães Carvalho, M. E. (2018). “ACABOU A BRINCADEIRA DALI EM DIANTE”: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA A POLÍTICA PÚBLICA DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 17(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v17i1.1138

Edição

Seção

Ensaios