A RAZÃO COMUNICATIVA COMO MEDIUN À CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES: uma proposta à legitimidade do direito a pretexto da ordem social.

Autores

  • Luciano Braz silva UNIVEM

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v17i1.1114

Palavras-chave:

Dialética discursiva. Razão Comunicativa. Teoria e Práxis

Resumo

Dado o diagnóstico das patologias sociais naquilo que se refere a democracia efetiva, o exercício político e o reconhecimento do sujeito em sua dignidade, é verossímil o status equidistante no qual o atual direito se mostra. A pretexto de apresentar uma proposta que viabilize o reconhecimento dos indivíduos, enquanto sujeitos de direito, o presente artigo aponta a razão comunicativa como médium à construção das identidades. Consoante análise, o artigo apontara a necessidade de se estabelecer uma relação de complementaridade entre a política e o direito a vista da elaboração de normas convalidadas na esfera do debate discursivo. Este esboço é suficiente para levantar o problema típico das sociedades modernas: como estabilizar, na perspectiva própria dos atores, a validade duma ordem social legítima do ponto de vista do direito?

Biografia do Autor

Luciano Braz silva, UNIVEM

Advogado. Mestre em filosofia do direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), com Bolsa Caps. Graduado no Curso de Direito do Univem. Bolsista pela FAPESP / Iniciação Científica 2008 - 2009 com deferimento de renovação para 2010. Diretor do Diretório Acadêmico do Curso de Direito do Univem 2008. Graduado no ano de 2004 no curso de Teologia pelo I.B.E.S. Integrante do Grupo de Pesquisa Científicas GEP - Univem. Possui cadastro no Grupo de pesquisa - Processos político-sociais e exclusão - Unesp-Marília. Pesquisador com cadastro junto ao CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - desde 2009. Atualmente desenvolve pesquisas científicas nas áreas de Ciência Política, Teoria do Estado, Democracia, Estado Democrático de Direito, Direitos Humanos e Ética com base na filosofia habermasiana; cujas pesquisas procuram: investigar nexos recíprocos entre teoria lingüística e ética na obra de Jürgen Habermas; analisar os diálogos estabelecidos por esse filósofo com outros pensadores modernos e contemporâneos, bem como diagnosticar a influência destes na estruturação de sua filosofia; pesquisar a temática dos direitos humanos a partir da filosofia política de Habermas e do diálogo que estabelece com comunitaristas, liberais e republicanos.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

silva, L. B. (2018). A RAZÃO COMUNICATIVA COMO MEDIUN À CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES: uma proposta à legitimidade do direito a pretexto da ordem social. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 17(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v17i1.1114

Edição

Seção

Ensaios