Liberdade, dignidade e emancipação: o sentido da educação em direitos humanos em Paulo Freire

Autores

  • Carlos Eduardo Oliveira Dias

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v12i1.656

Resumo

O presente artigo apresenta uma compilação de ideias e de conceitos de Paulo Freire, procurando identificar no educador uma antevisão dos compromissos contemporâneos da Educação em Direitos Humanos. Embora não estivesse plenamente conformados em sua época, as manifestações estruturais de sua doutrina se enquadram perfeitamente nas perspectivas dos Planos Nacional e Internacional de Educação em Direitos Humanos, consagrados após sua morte, mormente sua concepção de ser humano, que é qualificado por ele como sendo um ser inacabado, inconcluso, que tem a vocação natural de ser mais, que representa lutar pela sua própria dignidade.

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Publicado

2012-06-26

Como Citar

Oliveira Dias, C. E. (2012). Liberdade, dignidade e emancipação: o sentido da educação em direitos humanos em Paulo Freire. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 12(1). https://doi.org/10.36751/rdh.v12i1.656

Edição

Seção

Doutrina Nacional