O “SISTEMA EUROPEU COMUM DE ASILO” À PROVA DA “CRISE MIGRATÓRIA E DE REFUGIADOS SEM PRECEDENTES”

Autores

  • Nuno Picarra Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.36751/rdh.v16i2.1202

Palavras-chave:

União Europeia, Política Comum de Asilo, Sistema Europeu Comum de Asilo, estatuto dos refugiados, estatuto de protecção subsidiária, “crise migratória e de refugiados”

Resumo

O presente artigo recorda as bases constitucionais da política comum da União Europeia em matéria de asilo, protecção subsidiária e protecção temporária, e passa criticamente em revista os actos legislativos em que se estrutura o Sistema Europeu Comum de Asilo, expressão normativa daquela política. A chamada “crise migratória e de refugiados sem precedentes”, que marcou o ano de 2015 e cujo fim não está de todo à vista, tem posto a nu os pontos fracos desse sistema e a sua incapacidade para fazer face a tal crise. Ainda assim, a nível da União, foram adoptadas medidas de diferente natureza com esse objectivo específico, examinadas na parte final do artigo, juntamente coma controvérsia que suscitam.

Downloads

Publicado

2018-05-23

Como Citar

Picarra, N. (2018). O “SISTEMA EUROPEU COMUM DE ASILO” À PROVA DA “CRISE MIGRATÓRIA E DE REFUGIADOS SEM PRECEDENTES”. Revista Direitos Humanos Fundamentais, 16(2). https://doi.org/10.36751/rdh.v16i2.1202

Edição

Seção

Doutrina Estrangeira